quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Entrevista

O escolhido para a entrevista foi o tradutor paulista Olavo Domingues. Ele foi responsável durante três anos pela maior e mais ativa comunidade do American Idol no Orkut, e atualmente trabalha no site sobre o mesmo programa. Além do American Idol, os programas X-factor Inglaterra e Austrália, também reality shows em busca de talentos, são temas do site.


1. Desde quando acompanhas o American Idol? Como ficasse sabendo da existência do programa?

Em 2003, o Canal Sony começou a exibir o programa, que já estava em sua segunda temporada, foi quando comecei a assistir. Ainda não tinha ouvido falar dele, já que, na época estava sem internet em casa. Alguns meses depois, quando reestabeleceu-se a conexão à web na minha casa, procurei e fiz o download da primeira temporada completa.
Então, apesar de ter começado pela segunda temporada, vi o programa desde a primeira.

2. O que te levou a participar/criar uma comunidade sobre o assunto?

Em meados de 2004, quando ainda era necessário um convite para entrar no Orkut, recebi o meu, vindo de uma amiga, e criei meu perfil. Depois de descobrir como funcionava e ver que havia comunidades de vários assuntos, resolvi procurar uma de American Idol e achei várias. Entrei na que tinha mais membros, a Official American Idol, e comecei a postar mensagens, a discutir o programa, porque era ali que tinha a chance de poder exercitar meus conhecimentos sobre American Idol e música, já que, no meu mundo real, nenhuma das pessoas que convivem comigo assistem a programas desse tipo.

3. É comum a criação de laços de amizade dentro de comunidades virtuais. Como foi dentro da Official American Idol?

Na minha opinião, a criação de laços é comum e, hoje em dia, saudável. A Internet levou às pessoas a possibilidade de expandir seus horizontes no que diz respeito a contatos, sejam eles de amizade ou profissionais. Dentro da comunidade Official American Idol fui recebido muito bem pela grande maioria que, apesar de nem sempre concodar, respeitava-me. É claro que havia as exceções, que às vezes até conseguiram me tirar do sério, mas algumas delas, mesmo ainda com pontos de vistas diferentes, vieram a se tornar amigas depois.

4. Porque a saída de lá?

Após algum tempo dentro da comunidade, minhas opiniões já eram respeitadas ao ponto de me fazerem ser convidado para ser moderador, e o fui por 3 anos. Foram 3 anos de muito trabalho p/ conseguir manter a comunidad sempre atualizada e dentro de um padrão de ordem e respeito. Mas, como tudo na vida, chegou uma hora em que, com tantas novas cabeças pensantes, as ideias dos moderadores e as do dono da comunidade não concatenavam e, depois de uma ação que nos fez perceber que nossas opiniões já não tinham mais tanta impostância para ele, eu e outros moderadores resolvemos deixar a moderação e a comunidade. Não cabia ficar num lugar onde nos foi dada "autoridade" que nos era retirada sem um diálogo prévio pelo simples fato de o dono não concordar com nossas opiniões.

5. E o site? Foi uma ideia em conjunto? Como foi o processo de criação?

O site, que começou como um blog em servidor gratuito, foi ideia de um membro da comunidade, que nem era um moderador, e de uma moderadora que, tão rápido quanto entrou, saiu da moderação. Eles, então, convidaram a mim, a outros moderadores debandados e mais alguns membros antigos da Official American Idol e, juntos, formamos o blog American Idol Brasil que, no início, tinha o intuito de apenas cobrir o que se passava dentro do mundo o American Idol durante e depois de cada temporada. O processo foi fácil, as responsabilidade foram divididas entre os membros e cada um resolveu fazer o que cabia dentro de sua própria competência. Um tempo depois, resolvemos deixar nossa "cria" com um ar um pouco mais sério e passamos do blog ao status de site, hospedando tudo em um servidor próprio e pago, e começamos a cobrir não só o American Idol, mas também o Ídolos e o X-Factor (antigamente só o do Reino Unido, mas agora também o da Austrália).

6. Por o programa não ser muito conhecido no Brasil, criar um site sobre o assunto pode ser arriscado/não valer a pena. Qual o retorno que vocês tem?

Nosso medo ao levar o blog ao status de site e gastar dinheiro com isso era justamente o retorno. Mas ao vermos a nossa média de 30mil acessos diários, nossa preocupação se esvaiu por inteiro. Nosso retorno naõ se limita a esses acessosdiários, mas aos comentários, aos emails que recebemos, aos ouvintes do nosso Podcast, ao número de downloads do nosso conteúdo, aos seguidores do Twitter, às pessoas que nos adicionam no MSN e já houve até o caso de uma pessoa que me reconheceu num shopping em Ribeirão Preto (isso foi impagável) e agora esse convite p/ participar de uma pesquisa para um Trabalho de Conclusão de Curso. Tudo isso é muito gratificante e eu agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário