quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Usabilidade e arquitetura da informação

Site escolhido: BBC

Página principal do site

O site da BBC (British Broadcasting Corporation) é uma espécie de G1 britânico - muito mais organizado e colaborativo. Como o objetivo do site é a informação de diversos assuntos com temáticas diferentes, na parte superior da página, o site é dividido em: news (notícias), sports (esportes), wheater (clima), travel (viagem), tv, radio e mais. Dentro do mais, o usuário pode optar por uma série de sub-cateogorias, como música, saúde, comida, etc. Ao lado das categorias principais, está localizado o sistema de busca do site, bastante eficiente.

Outra característica interessante, é que o logo da BBC é bem pequeno, em comparação com os sites de noticias brasileiros, e ao lado do logo encontramos o botão "mobile", essencial nos dias de hoje, onde os celulares ganham cada vez mais espaço no processo de aquisição e disseminação de conhecimento.

Apesar de a distribuição de assuntos no site ser feita por hierarquia de importância, a primeira notícia é sempre a mais importante naquele momento (top news story), uma característica importante do site é a possibilidade de customização da página.

Ao chegarmos no fim da página principal, existem duas abas, uma "Explore the BBC", para aqueles usuários que procuram informações mais detalhadas, e a outra "Customise this page", onde é possível selecionar categorias que não queremos ver, e adicionar outras que consideramos mais importantes. Uma vez que o usuário seleciona, é possível ainda arrastar as sub-categorias pela página, organizando a página conforme a hierarquia de cada um. A sub-categoria "Top new story" no entanto, não é opcional. O site ainda dá a opção de mudar a cor de fundo, originalmente vermelha.

Aba de customização do site


Página inicial customizada

Como a busca no site é bastante acessível, e as sub-categorias auto-explicativas e diretas, os usuários não dependem de uma série de cliques para chegar ao assunto que procuram. A arquitetura do site é excelente e pensa no gosto de cada usuário.

Cada notícia publicada, ainda conta com mini-ícones relativos a email, impressora, twitter, facebook e outras formas de compartilhamento da notícia, como delicious, reditt, digg, etc.

O site também oferece serviços para facilitar o processo de aquisição de conhecimento do usuário, como News feed (RSS), alertas, notícias via email, além de podcasts e envio de nóticias via celular. A BBC conta ainda com apps para iPad e iPhone.

Serviços oferecidos pela BBC


O site, além de oferecer ao usuário diversas formas tanto de procurar como hierarquizar informações, também é aberto a colaboração na construção de matérias e futuras pautas.
Com a frase "News can happen anywhere at any time and we want you to be our eyes." (Notícias podem acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora e nós queremos que você seja os nossos olhos), o site incentiva os usuários a enviarem material caso algum acontecimento importante esteja acontecendo em sua região.
Ao fim de cada matéria, com destaque às mais importantes e de última hora, existe um formulário para o usuário completar, caso queria enviar material ao site, que explicita o fato de que nem todas as matérias serão postadas, bem como os jornalistas do site possivelmente irão editá-las para adequar à linguagem/regras da BBC.


Formulário que deve ser preenchido pelo usuário que deseja enviar material a BBC

As hipermídias utilizadas são todas em tamanho pequeno, dando mais destaque a informação. Entretanto, no canto esquerdo superior da tela, onde a sub-categoria "TV Channels" se encontra, com todos os canais mundiais disponíveis da rede BBC, aparecem de vez em quando, banners publicitários cobrindo toda categoria. Como não acontece sempre, não chega a atrapalhar, mas como o site tem muitas imagens pequenas e bastante texto, quando a publicidade fica a mostra, destoa demais de todo resto, deixando a página esteticamente esquisita.






Nenhum comentário:

Postar um comentário