quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Entrevista

O escolhido para a entrevista foi o tradutor paulista Olavo Domingues. Ele foi responsável durante três anos pela maior e mais ativa comunidade do American Idol no Orkut, e atualmente trabalha no site sobre o mesmo programa. Além do American Idol, os programas X-factor Inglaterra e Austrália, também reality shows em busca de talentos, são temas do site.


1. Desde quando acompanhas o American Idol? Como ficasse sabendo da existência do programa?

Em 2003, o Canal Sony começou a exibir o programa, que já estava em sua segunda temporada, foi quando comecei a assistir. Ainda não tinha ouvido falar dele, já que, na época estava sem internet em casa. Alguns meses depois, quando reestabeleceu-se a conexão à web na minha casa, procurei e fiz o download da primeira temporada completa.
Então, apesar de ter começado pela segunda temporada, vi o programa desde a primeira.

2. O que te levou a participar/criar uma comunidade sobre o assunto?

Em meados de 2004, quando ainda era necessário um convite para entrar no Orkut, recebi o meu, vindo de uma amiga, e criei meu perfil. Depois de descobrir como funcionava e ver que havia comunidades de vários assuntos, resolvi procurar uma de American Idol e achei várias. Entrei na que tinha mais membros, a Official American Idol, e comecei a postar mensagens, a discutir o programa, porque era ali que tinha a chance de poder exercitar meus conhecimentos sobre American Idol e música, já que, no meu mundo real, nenhuma das pessoas que convivem comigo assistem a programas desse tipo.

3. É comum a criação de laços de amizade dentro de comunidades virtuais. Como foi dentro da Official American Idol?

Na minha opinião, a criação de laços é comum e, hoje em dia, saudável. A Internet levou às pessoas a possibilidade de expandir seus horizontes no que diz respeito a contatos, sejam eles de amizade ou profissionais. Dentro da comunidade Official American Idol fui recebido muito bem pela grande maioria que, apesar de nem sempre concodar, respeitava-me. É claro que havia as exceções, que às vezes até conseguiram me tirar do sério, mas algumas delas, mesmo ainda com pontos de vistas diferentes, vieram a se tornar amigas depois.

4. Porque a saída de lá?

Após algum tempo dentro da comunidade, minhas opiniões já eram respeitadas ao ponto de me fazerem ser convidado para ser moderador, e o fui por 3 anos. Foram 3 anos de muito trabalho p/ conseguir manter a comunidad sempre atualizada e dentro de um padrão de ordem e respeito. Mas, como tudo na vida, chegou uma hora em que, com tantas novas cabeças pensantes, as ideias dos moderadores e as do dono da comunidade não concatenavam e, depois de uma ação que nos fez perceber que nossas opiniões já não tinham mais tanta impostância para ele, eu e outros moderadores resolvemos deixar a moderação e a comunidade. Não cabia ficar num lugar onde nos foi dada "autoridade" que nos era retirada sem um diálogo prévio pelo simples fato de o dono não concordar com nossas opiniões.

5. E o site? Foi uma ideia em conjunto? Como foi o processo de criação?

O site, que começou como um blog em servidor gratuito, foi ideia de um membro da comunidade, que nem era um moderador, e de uma moderadora que, tão rápido quanto entrou, saiu da moderação. Eles, então, convidaram a mim, a outros moderadores debandados e mais alguns membros antigos da Official American Idol e, juntos, formamos o blog American Idol Brasil que, no início, tinha o intuito de apenas cobrir o que se passava dentro do mundo o American Idol durante e depois de cada temporada. O processo foi fácil, as responsabilidade foram divididas entre os membros e cada um resolveu fazer o que cabia dentro de sua própria competência. Um tempo depois, resolvemos deixar nossa "cria" com um ar um pouco mais sério e passamos do blog ao status de site, hospedando tudo em um servidor próprio e pago, e começamos a cobrir não só o American Idol, mas também o Ídolos e o X-Factor (antigamente só o do Reino Unido, mas agora também o da Austrália).

6. Por o programa não ser muito conhecido no Brasil, criar um site sobre o assunto pode ser arriscado/não valer a pena. Qual o retorno que vocês tem?

Nosso medo ao levar o blog ao status de site e gastar dinheiro com isso era justamente o retorno. Mas ao vermos a nossa média de 30mil acessos diários, nossa preocupação se esvaiu por inteiro. Nosso retorno naõ se limita a esses acessosdiários, mas aos comentários, aos emails que recebemos, aos ouvintes do nosso Podcast, ao número de downloads do nosso conteúdo, aos seguidores do Twitter, às pessoas que nos adicionam no MSN e já houve até o caso de uma pessoa que me reconheceu num shopping em Ribeirão Preto (isso foi impagável) e agora esse convite p/ participar de uma pesquisa para um Trabalho de Conclusão de Curso. Tudo isso é muito gratificante e eu agradeço.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A volta da semana acadêmica

Organizado pelo Diretório Acadêmico de comunicação, evento ocorre entre os dias 13 e 17 de setembro

Desde 2007 o curso de comunicação social da Universidade Católica de Pelotas não tinha semana acadêmica, evento que reúne nomes importantes da área para palestrar, incentivar e dar dicas aos futuros jornalistas e publicitários.

Esse ano, graças ao Diretório Acadêmico de Comunicação, o evento voltará a acontecer entre os dias 13 e 17 de setembro, no campus II da UCPEL.

O evento contará com a participação de jornalistas da Folha de São Paulo, EMATER/RS-POA, Rádio Guaíba e assessores de imprensa locais. Já para os publicitários, em parceria com a agência Insight, haverá um desafio para os alunos interessados em desenvolver seu potencial.

Alunos dos cursos de moda e produção fonográfica não ficarão de fora: o evento terá um desfile das estudantes de moda e será encerrado ao som da banda de alunos do curso de produção.

A volta da semana acadêmica, apesar de positiva no ponto de vista profissional, tornou-se dor de cabeça para alguns alunos. “A idéia é ótima, mas infelizmente é na semana anterior as provas da faculdade, o que nos prejudicará”, afirma Gabriela Gidi, estudante do oitavo – e último – semestre de jornalismo.

Apesar do timing não ser o ideal, a idéia foi comemorada pela maioria dos alunos. “É uma excelente oportunidade de conseguirmos ter contato com profissionais que têm sucesso em suas respectivas áreas”, diz Pricilla Farina.

Além de conhecimento, os alunos ganharão 30 horas, o que é sempre um atrativo para a maioria dos estudantes.

As inscrições podem ser feitas no próprio DA de Comunicação, no campus II da Universidade. O valor da inscrição é de 15 reais.


Programação da Semana Acadêmica*:


Segunda-feira, 13 de setembro
16h – Desafio da Publicidade
19h15min – Palestra com Cristiane Silva, da TV COM.
19h15min – Palestra com o publicitário Cristiano Antunes (Sala 202).
20h30min – Palestra com Marcelo Cosme, da BAND.

Terça-feira, 14 de setembro
16h – Oficina de Fotografia, com o fotógrafo do jornal Zero Hora Nauro Júnior.
19h15min – Rodada de Assessoria de Comunicação, com profissionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e da Ecosul.
20h30min – Palestra “Marketing Político”, com professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Sérgio Trein.

Quarta-feira, 15 de setembro
19h15min – Palestra “Redes Sociais’, com professora da UCPel Raquel Recuero.
20h30min – Palestra “Juridiquês”, com Maria Cristina Zanetti Horta Casser.

Quinta-feira, 16 de setembro
16h – Oficina de Câmera, com Tiago Lopes, da Furg TV.
19h15min – Palestra “Como tratar sobre economia”, com Maria Isabel Hammes e Flávio Ilha, do jornal Zero Hora.
20h30min – Palestra “Uma história no Rádio”, com Otto Bender.

Sexta-feira, 16 de setembro
19h15min – Palestra “Jornalismo Rural”, com Marco Medronha.
20h30min – Palestra “Os desafios atuais do jornalismo”, com José Nunes, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).



*fonte: Site UCPEL

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Programas chegavam a custar 130 reais por serviço de meia hora

Jovens chegaram a ser trocados, como mercadoria, para outros grupos de exploração sexual

Além dos maus tratos e do consumo de drogas ilícitas, os mais de 70 homens envolvidos no esquema de prostituição brasileira na Espanha não recebiam nem 30% do valor cobrado pelos serviços. O canal espanhol ABC relata que o preço do serviço era 60 euros, 134 reais, a cada meia hora. Desse valor, 50% parava nas mãos dos chefes do grupo que cobrava mais 200 euros, 447 reais, por comida e alojamento. Os alojamentos, aonde os jovens foram encontrados, eram também local de prostituição, onde os jovens dividiam quartos com até outras seis pessoas.

Mallorca é a cidade com o maior número de pontos de prostituição do grupo, totalizando cinco diferentes locais. As outras instalações ficavam em Madrid (três), uma em Barcelona, outra em Torrevieja (região de Alicante) e outra em Club Brindis, Mansilla de las Mulas, em León.

O grupo também trabalhava com tráfico feminino mas em proporção bem menor, estima-se que a cada nove homens, uma mulher trabalhava.

Os chefes do grupo chegavam a trocar homens com outros grupos de exploração sexual, para renovar as ofertas aos seus clientes. Ameaças de morte e maus tratos aconteciam aos jovens que não aceitassem a transferência.

Leia mais em:




Brasileiros que trabalhavam como garotos de programa na Espanha tinham condições precárias

Maus tratos e consumo de drogas eram práticas comuns, diz polícia

Após a apreensão de 14 pessoas envolvidas no tráfico de homens na Espanha, a polícia investiga as condições de trabalho dos mais de 70 homens envolvidos no esquema. Os envolvidos, em sua grande maioria brasileiros, eram abusados e obrigados a utilizarem drogas para aguentar a rotina de trabalho.

Segundo a polícia, eles recebiam Viagra, cocaína e popper para suportarem a jornada de trabalho.

O canal espanhol ABC informou que a rede atraía a clientela com anúncios em classificados de jornais e sites, exibindo fotografias dos jovens. A circulação dos garotos nas casas de prostituição eram feitas conforme as necessidades dos chefes da organização e todos deviam ter disponibilidade 24 horas por dia.


Leia mais em:

Espanha desarticula rede de prostituição homossexual brasileira no país

Homens sabiam que trabalhariam como garotos de programa

Nesta terça-feira (31) a Polícia Nacional da Espanha prendeu 14 pessoas acusadas de participação no tráfico de homens na Espanha, sendo a grande maioria brasileiros. Essa é a primeira vez que ocorre uma desarticulação a prostituição masculina no país. As prisões ocorreram em Palma de Mallorca, Madri, Barcelona, Alicante e León.

A maioria dos homens eram captados dentro do Brasil e tinham consciência que iriam trabalhar na prostituição, outros acreditavam que seriam modelos ou dançarinos de casas noturnas.

Entre os mais de 70 homens envolvidos, todos por volta dos 20 anos de idade, acredita-se que a grande maioria seja do norte do país, principalmente do Maranhão.


Leia mais:

Reforma glamourosa na casa de Lucas Celebridade

Graças a mobilização de blogueiros e twitteiros, Lucas Celebridade reformará sua casa em grande estilo.


Foi em 2008 que Lucas resolveu publicar um ensaio sensual em seu blog. Em busca da fama, Lucas conseguiu o que tanto queria: tornou-se popular, suas frases cairam na boca do povo, foi convidado a participar em alguns programas de tv e seu blog, orkut e twitter conquistaram índices consideraveis de visitações e seguidores. Mas porque tudo isso aconteceu? Lucas, famoso por "sensualizar" em suas fotos, ganhou fama por ter se tornado uma piada. Longe de ser um modelo, o rapaz ironizou sua própria vida: pobre, negro e nordestino. Dessa forma, criou um personagem glamouroso em busca pela fama.

Página principal do blog de Lucas Celebridade


Com muito humor negro, Lucas manteve-se na mídia através de participações em rádios, programas de tv e postagens engraçadas no seu blog e twitter. Ele lançou inclusive um vlog (vídeo blog), com objetivo de divulgar seus trabalhos mais recentes - incluindo composições musicais.

Foi justamente em um de seus vlogs que Lucas mostrou sua casa, bastante humilde, onde dorme em uma rede para suas tias e sobrinhas dormirem na cama. Sensibilizados, blogueiros, twitteiros e fãs de Lucas se mobilizaram na web para ajudar na reforma da casa do rapaz. Lucas, que na verdade divide-se entre dar aulas de português ao primário, seu trabalho de radialista local e mestre de cerimônias, não ganha muito mais do que um salário mínimo, e sustenta toda família.

Casa de Lucas Celebridade em Luiziânia - PI

Famosos twitteiros envolveram-se na campanha para a reforma da casa de Lucas, que arrecadou mais de 5 mil reais em poucos dias, através do site Vakinha, além de colocá-lo no topo dos trending topics mundiais.

Terá sido tudo uma grande zoação? Ou os famosos blogueiros e twitteiros que o apoiaram realmente foram sensibilizados pela precariedade da casa de Lucas? A dúvida sempre existirá, e enquanto isso, Lucas, emocionado com a arrecadação, promete "sensualizar" muito durante a reforma da sua casa, que vai ser gravada por uma emissora de tv, cujo nome ele prefere não comentar ainda, alegando que será uma surpresa para todos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Rede de desinformações

Em um intervalo de três anos o blog Twit
Brasil foi processado equivocadamente - duas vezes. O motivo? Confusão com o blog Twit Brasil e o microblog Twitter.


Criado em 2008, em uma parceira entre as jornalistas Raquel Camargo, Gabriela Zago e o publicitário Fernando Souza, o principal objetivo do blog Twit Brasil sempre foi informar usuários da rede sobre novidades do microblog Twitter. Essa é a única conexão real entre ambos os sites. O blog, inclusive, nem utiliza a palavra "twitter" em seu nome por falta de autorização. Entretanto, a assessoria de comunicação da candidata Marta Suplicy parece alheia à essas informações.

Na última quinta-feira (19), advogados da campanha da candidata ao senado moveram uma ação contra o Twit Brasil, acusando os blogueiros da criação de um perfil falso de Marta Suplicy no microblog twitter. A notificação exigia apresentação em 48 horas e solicitava a retirada do perfil falso do ar. O blog inclusive, foi tratado como "Twitter, com escritório no Brasil".

Para apoiar o Twit Brasil, blogueiros e twitteiros se mobilizaram na rede reiterando o erro da assessoria de Marta Suplicy, que mais tarde acabou desistindo de prosseguir com o processo. Raquel Camargo, uma das colaboradoras do site, recebeu uma única resposta, vinda do twitter de Marta Suplicy.



Resposta de Marta Suplicy para a blogueira Raquel Camargo

Na última segunda (23) o caso foi encerrado e o juiz homologou a desistência da ação. Apesar desse desfecho, um curioso parecer do Ministério Público merece destaque. Negando o pedido de Marta Suplicy, o MP afirmou que o perfil falso não traria prejuizos a campanha eleitoral da candidata e que a exclusão do mesmo feriria a liberdade de expressão do criador. Informação interessante, principalmente àqueles que mantém perfis fakes e são constantemente censurados.

Será o fim da confusão?

Apesar do encerramento do caso, fica a dúvida se essa será a última vez que o blog Twit Brasil será confundido erroneamente com o microblog Twitter. Isto porque em 2008, pouco tempo depois de sua criação, o blog ficou fora do ar por alguns dias em setembro por motivo parecido: a então candidata a prefeitura do ceará, Luizianne Lins processou o blog por criação de perfil falso, representação e propaganda irregular.