
Em um intervalo de três anos o blog Twit
Brasil foi processado equivocadamente - duas vezes. O motivo? Confusão com o blog Twit Brasil e o microblog Twitter.
Criado em 2008, em uma parceira entre as jornalistas Raquel Camargo, Gabriela Zago e o publicitário Fernando Souza, o principal objetivo do blog Twit Brasil sempre foi informar usuários da rede sobre novidades do microblog Twitter. Essa é a única conexão real entre ambos os sites. O blog, inclusive, nem utiliza a palavra "twitter" em seu nome por falta de autorização. Entretanto, a assessoria de comunicação da candidata Marta Suplicy parece alheia à essas informações.
Na última quinta-feira (19), advogados da campanha da candidata ao senado moveram uma ação contra o Twit Brasil, acusando os blogueiros da criação de um perfil falso de Marta Suplicy no microblog twitter. A notificação exigia apresentação em 48 horas e solicitava a retirada do perfil falso do ar. O blog inclusive, foi tratado como "Twitter, com escritório no Brasil".
Para apoiar o Twit Brasil, blogueiros e twitteiros se mobilizaram na rede reiterando o erro da assessoria de Marta Suplicy, que mais tarde acabou desistindo de prosseguir com o processo. Raquel Camargo, uma das colaboradoras do site, recebeu uma única resposta, vinda do twitter de Marta Suplicy.

Resposta de Marta Suplicy para a blogueira Raquel Camargo
Na última segunda (23) o caso foi encerrado e o juiz homologou a desistência da ação. Apesar desse desfecho, um curioso parecer do Ministério Público merece destaque. Negando o pedido de Marta Suplicy, o MP afirmou que o perfil falso não traria prejuizos a campanha eleitoral da candidata e que a exclusão do mesmo feriria a liberdade de expressão do criador. Informação interessante, principalmente àqueles que mantém perfis fakes e são constantemente censurados.
Será o fim da confusão?
Apesar do encerramento do caso, fica a dúvida se essa será a última vez que o blog Twit Brasil será confundido erroneamente com o microblog Twitter. Isto porque em 2008, pouco tempo depois de sua criação, o blog ficou fora do ar por alguns dias em setembro por motivo parecido: a então candidata a prefeitura do ceará, Luizianne Lins processou o blog por criação de perfil falso, representação e propaganda irregular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário